terça-feira, 24 de janeiro de 2012

De molho....

Sim, literalmente é essa a palavra. Tudo começou com a chegada da Isa e das crianças. Fiz muito esforço fisico, movi musculos inimagináveis, queria tudo em ordem em poucos dias, (infelizmente só funciono sob pressão), com isso o que ganhei foi uma dor na minha região lombar que não passa nem com fortes antinflamatórios. Não tem jeito. Terei de ir ao médico, coisa que odeio...
Resumo da ópera: estou sem correr e sem cozinhar....meus netos só os observo....



Domingo recebi meu irmão e familia. Foi uma verdadeira festa! Nico e Sophia amam os primos, não sem razão. Preparei um almoço simples. Meu irmão adora o meu arroz de bacalhau, que comi pela primeira vez preparado pelo meu amigo Antonio Claret. Nào tem segredos. Deixemos de lado , só por hoje, o arroz integral e utilizemos o parbolizado, bacalhau de boa qualidade e muito, mas muito azeite extra virgem. Costumo ao final do cozimento acrescentar um belo maço de ruculas picadas grosseiramente, mas como teriamos crianças no almoço, preferi evitar.



Preparei também duas saladas. A primeira de folhas, com o mega power molho da Isa, limão siciliano, agave orgânico, azeite, sal, e cranberries secas que fazem toda a diferença. A outra, simplérrima, porém de sabor bastante sofisticado, receita do restaurante Celeiro do R. de Janaeiro, leva 1/2 kg de repolho orgânico, pode ser do roxo, ou do verde, cortado em tirinhas bem finas que devem permanecer por 30 minutos em água gelada. Enquanto isso prepare o molho



1/4 de xicara de óleo de milho ou girassol



2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto de ótima qualidade



1 colher de sopa de mel



1/2 colher de sopa de sal marinho



1 colher de chá de canela em pó



Coe o repolho e misture ao molho. Acrescente 200 grs de pera cortadas em cubos e passadas no limão, e 1 xicara de nozes tostadas. Sirva imediatamente.



Minha cunhada trouxe a sobremesa, pavê, daqueles que todos amam, com leite condensado, chocolate, creme de leite.....hummmmm. Fabio preparou a Torta de Santiago. Quem ensinou a faze-la foi um legitimo representante da região da Galicia na Espanha, o Alberto! Em próximo post darei a receita e falarei deste amigo, em cuja casa, promovem verdadeiras orgias gastronomicas.



Utilizei o aparelho de jantar da minha mãe, Porcelana Real.....


Mostarda refogada no azeite e alho, e lascas de bacalhau para ser colocado sobre o arroz.




Salada de repolho, peras e nozes.




Folhas frescas e cranberries secas.







Detalhe da sopeira da minha mãe que utilizei como saladeira.





Arroz de Bacalhau.




Torta Santiago.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Explicando o nome do blog

Novamente por sugestão da Isa, estou começando um novo blog. Interessante e estimulante descobrir, com o passar dos anos , quantas habilidades desenvolvemos e de como conseguimos manter acesa a chama da ilusão. Nunca fui de exercicios, minha geração não necessitava, nossos hábitos eram "naturalmente"saudáveis. Não tinhamos carro, a indústria quimica na alimentação ainda era muito timida, e para completar, o dinheiro curto. Enfim, comecei a correr por causa da menopausa. Meu marido foi grande incentivador. Descobri que com a corrida eu poderia ficar mais a vontade para me deliciar com as comidas, isso sim, um dos grandes prazeres da vida!!!Tem mais, adoro cozinhar!Adoro ir a restaurantes, principalmente após os concertos, outra paixão.
Adoro todo tipo de comida, mas em função da idade e muitas necessidades "especiais", passei a me preocupar mais com a funcionalidade dos alimentos. Tenho uma lista imensa do que é bom para cada coisa, rsrsrs...É isso...vamos ver se consigo mostrar coerência.